Normalmente, o participante do consórcio realiza o pagamento da primeira até a última parcela em um prazo pré-estabelecido, tudo em contrato para não interferir nas finanças pessoais. No entanto, o consorciado só irá receber a carta de crédito para a compra do bem desejado ou contratação do serviço quando for contemplado.
Mas afinal, quando a pessoa é contemplada no consórcio? Durante a Assembleia, via lance ou sorteio, ou ao final do pagamento das parcelas do consórcio. Entretanto, além de seguir o modelo de pagamento tradicional para quitar o consórcio, é possível antecipar as parcelas do consórcio.
Como funciona para antecipar parcelas do consórcio? Vou pagar alguma taxa?
Antecipar as parcelas do consórcio é uma alternativa para o consorciado adiantar a quitação do contrato, podendo pagar duas ou mais parcelas simultaneamente a fim de dar aquela conhecida ‘’desafogada de contas’’. Aí é o seguinte: vamos supor que você tenha recebido um valor extra e tem interesse em antecipar as parcelas do consórcio, o primeiro passo deve ser ler as condições para tal ação no contrato de seu consórcio. Ali, estarão explícitas as condições sobre a antecipação, como o número de parcelas permitidas e se o consorciado não contemplado, por exemplo, pode fazê-lo.
Saiba que, antecipar as parcelas do consórcio não dá direito ao consorciado de ser contemplado imediatamente, no caso, se ele ainda não recebeu a carta de crédito. Além disso, é preciso compreender também que ele não terá descontos no valor total.
A grande vantagem em antecipar as parcelas é o fato do consorciado ficar livre de débitos para com o grupo de consórcio no futuro. E isso é grandioso, principalmente em tempos de crise econômica - sim, há uma relação importante entre essa decisão e educação financeira.
Afinal, as parcelas do consórcio não irão comprometer tanto o seu orçamento mensal. Tirando essa obrigação do caminho, é mais fácil ajustar o seu planejamento financeiro.
Vantagens em antecipar parcelas do consórcio
O consórcio não cobra taxas de juros — diferentemente do que acontece com outras modalidades de compra disponíveis no mercado, como os financiamentos. É assim que o consórcio funciona, não é pegadinha, ele permite a aquisição do bem pretendido por meio do pagamento de parcelas, sem o acréscimo desse tipo de cobrança.
Diante disso, antecipar as parcelas do consórcio não favorece o consorciado com nenhum desconto. Porém, essa escolha traz outras boas vantagens à tona:
- Você se livra de ter que lidar com os reajustes periódicos do consórcio. Sim, essa é uma vantagem e tanto. No consórcio, são realizadas correções no valor da carta de crédito. Isso acontece para não haver prejuízo ao seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, as parcelas também sofrem esses reajustes.
- É possível utilizar as parcelas antecipadas como oferta de lance, assim, você aumenta as chances de adiantar sua contemplação.
- Caso você ainda não esteja contemplado, no UP Consórcios você garante o pagamento de mais parcelas sem taxas de administração.
Mas afinal, como antecipar as parcelas do consórcio?
Sabendo agora que você não paga nenhuma taxa para antecipar as parcelas do consórcio, é hora de colocar na ponta do lápis. Feito isso, chegou à conclusão de que é um bom negócio antecipar as parcelas do consórcio, certo?
Saiba agora quais são os caminhos para concretizar esta ação. Acompanhe as diferentes maneiras para quitar o consórcio:
Inversa
O nome já é bem intuitivo para compreender como funciona isso aqui. É um modo que segue a ordem inversa dos vencimentos: as primeiras parcelas a serem quitadas serão aquelas com o prazo mais distante. Ou seja, pessoas que escolhem quitar o consórcio de forma inversa também têm a opção de encurtar pela metade o prazo do seu plano de consórcio, fazendo o pagamento, além da parcela com o vencimento mais distante, a parcela com vencimento no mês atual. No entanto, isso significa duas parcelas por mês.
Diluída
Esta opção para antecipar parcelas do consórcio, acontece da seguinte forma: o valor total antecipado será dividido igualmente entre os meses que restam do consórcio e subtraído de cada parcela subsequente, reduzindo o valor a ser pago por mês.
Total
Na quitação total do consórcio, o valor antecipado é referente a todas as obrigações restantes. Ai que delícia, isso significa que você ficará livre das parcelas do consórcio!!! Parabéns! :)
Se o consorciado já foi contemplado, encerrará sua participação no grupo de consórcio.
Aqueles que fazem parte do consórcio de imóveis, cujo foco é a aquisição de imóveis residenciais, aqui vale o lembrete de que é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
A única ação importante para tal é consultar as regras impostas pela Caixa Econômica Federal, que é a entidade responsável pela gestão dos valores.
Para resumir, antecipar as parcelas do consórcio, ou seja, quitá-lo, não têm desconto porque o consórcio já é ausente de juros. Entretanto, existem algumas vantagens em pagar as parcelas antes dos vencimentos. Agora é a hora de fazer as contas e observar se essa é a melhor opção para a sua situação financeira.
UP Consórcios: investimento seguro e com planejamento financeiro
Investir é a melhor forma de preservar seu patrimônio e ter uma vida mais tranquila. Afinal, sabemos muito bem como é difícil relaxar completamente quando as dificuldades financeiras batem na porta!
Quer fechar a porta pros problemas financeiros? Investir em consórcio é sem erro.
O consórcio é um investimento que não te decepciona. Não à toa tem sido apontado como a melhor forma de obter bens em tempos de crise como essa que estamos vivendo.
Não é sempre que temos uma boa quantia em dinheiro para pagar à vista um bem de alto valor, como um imóvel ou carro. Com o consórcio, você pode parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que esteja adequado às suas possibilidades financeiras e sem pagar nada de juros por isso.
O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. Por conta da desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.
Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento seguro?
Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: é possível poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).
No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.