Saia das dívidas antes do final do ano

30/12/2022

Imagem blog

Saia das dívidas antes do final do ano

Para cumprir as suas promessas do final e início de ano, comece 2023 com o pé direito e saia das dívidas! Confira dicas de como quitar os seus débitos.

No início e no final de cada ano, a maioria das pessoas fazem diversas promessas, como se alimentar melhor, começar alguma atividade física, entrar na faculdade ou trocar de celular.

Mas com certeza uma das principais promessas é mudar os hábitos financeiros. Por isso, se você deseja cumprir o que prometeu para si mesmo, saiba como é possível adotar novos hábitos saudáveis com as suas finanças e saia das dívidas!

Após o período de pico da pandemia do novo coronavírus, a maioria dos setores, em especial o da economia, passou por diversas modificações. Por isso, atualmente, muitas pessoas ainda estão retomando o seu cenário antigo de finanças.

Porém, sabemos que essa não é uma tarefa simples, e por esse motivo, hoje trouxemos algumas dicas para que você saia das dívidas antes do final do ano!

6 dicas para que você saia das dívidas de uma vez por todas

Calcule os seus débitos em atraso

O primeiro passo para que você saia das dívidas é fazendo um cálculo de todos os seus débitos que estão em atraso. Essa é a única forma de controlar as suas finanças, ter ciência de quantos (e quais) boletos estão atrasados e descobrir os juros que têm que pagar sobre os atrasos.

Neste momento, separe todos os seus débitos atrasados e reúna essas informações em um único lugar, que pode ser em uma planilha, agenda ou no seu celular. Dê prioridade às contas que são mais antigas e qual o valor necessário para pagar esses débitos.

Defina metas realistas

A depender da sua dívida e da renda mensal, talvez você não consiga se livrar de todos os débitos até o final do ano. Por isso, estabeleça metas realistas, como diminuir uma parte dessas dívidas até dezembro, e não por completo.

Qualquer avanço nesse sentido é muito vantajoso para você, a fim de que não entre no ano novo com as mesmas dívidas do ano passado. Nessas metas, defina quanto tempo será necessário para quitar todos os débitos, e como isso vai impactar no seu orçamento.

Ter metas realistas é um dos passos mais importantes para que você saia das dívidas, afinal, é dessa forma que se torna possível uma vida nova com hábitos financeiros melhores.

Evite gastos desnecessários

Existem gastos desnecessários que impactam no seu orçamento e outros que não fazem nenhuma diferença. Por exemplo, tomar um cafezinho de R$ 2,00 um dia ou outro na semana não impacta a sua renda.

No entanto, se você alimenta um costume de fazer refeições fora de casa sempre, comprar novas roupas (sem precisar) todo mês ou comprar comidas que não vai comer (ficam na geladeira e depois vão pro lixo, sem nem ser consumidas), saiba que o seu dinheiro está indo para o lixo.

Para que você saia das dívidas, comece a diminuir os seus gastos, cortando totalmente aqueles que forem desnecessários. Nesse sentido, ao invés de fazer refeições em restaurantes ou pedir por delivery, cozinhe e economize em casa, por exemplo.

Aposte na negociação de dívidas mais antigas

A melhor opção para as dívidas que forem mais antigas é a negociação. Algumas instituições financeiras oferecem melhores condições de pagamento, desconto e parcelamento para que você consiga quitar os débitos.

Outra solução é aguardar as feiras de renegociação, que costumam ocorrer todos os anos e facilitam a sua quitação de débitos. Nessas feiras, até mesmo o valor total da dívida pode diminuir, trazendo novas opções de parcelamento e formas de pagamento.

Tenha uma renda extra

Ter uma renda extra pode te ajudar a sair das dívidas com mais facilidade, pois a sua renda fixa irá se responsabilizar pelas contas atuais, e o valor extra é destinado a contas mais antigas e que você não estava conseguindo arcar. Lembre-se somente de que essa renda extra não pode atrapalhar a sua renda fixa. O extra deve vir para somar, e não atrapalhar.

Prefira modalidades de crédito mais acessíveis

Por fim, a nossa última dica é que você conte com modalidades de crédito mais acessíveis na hora de comprar um bem ou serviço de alto valor. De nada adianta investir em modalidades com altas taxas de juros, como o financiamento e o empréstimo.

Diante deste cenário, vemos que a melhor opção de crédito é o consórcio, pois não inclui taxa de juros, taxa de adesão e qualquer pessoa pode participar sem nenhuma burocracia! Evite investir em modalidades sem nenhuma condição especial e que não permita o parcelamento integral da sua compra - e o consórcio permite isso!

Conte com o UP Consórcios, a melhor opção para você

Você está em busca de uma administradora de consórcio de confiança, qualidade e que te ajude a alcançar os seus objetivos de aquisição? Conte com o UP Consórcios. Essa é a solução de melhor consórcio que você pode encontrar, pois oferece ótimas condições para participar dessa modalidade de aquisição e conquistar o seu carro ou casa, por exemplo.

Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!