Quando você afirma ‘’Quero fazer um consórcio!’’, é como se todas as oportunidades para alcançar bens de alto valor começassem a surgir.
Se entrar no consórcio é tão importante para o seu futuro, por que tem que ser tão complicado? Aqui estão algumas boas notícias: não precisa ser. Com essas dicas você vai tirar todas as suas dúvidas para entrar no consórcio sem complicação.
Quero fazer um consórcio, como posso começar?
Na verdade, entrar em um consórcio é uma maneira de formar uma caderneta de poupança para aquisição de bens ou serviços. Isso é possível porque é uma forma de acessar os recursos necessários por meio de grupos com o mesmo objetivo.
Mensalmente, os consorciados ou acionistas pagam o mesmo valor. A soma desse valor deve ser o valor total do produto contratado. Então, através de uma assembleia, há um ganhador todo mês. Os itens mais comuns vendidos no consórcio, que são separados por grupos, de acordo com tal categoria de bem, são:
- Consórcio de automóveis;
- Consórcio de imóveis;
- Consórcio de serviços, que incluem serviços como reformas, viagens, cirurgias plásticas e festas.
Existem várias razões pelas quais uma pessoa se junta a um consórcio. Quando ela não está na vida, em que as conquistas são tão importantes, o consórcio é uma boa opção.
Entre os motivos que alguém diz ‘’quero fazer um consórcio!’’ estão:
- Um filho que acabou de passar no vestibular e agora você precisa pagar a faculdade;
- Uma filha quer se casar e você almeja investir no casamento;
- Você quer ter uma lua de mel inesquecível
- Marido que quer dar a sua esposa a tão esperada cirurgia estética.
São muitos os motivos que tornam o consórcio tão requisitado. Os consórcios devem ser regulamentados pelo Banco Central do Brasil, e cada um tem suas próprias regras específicas. Você pode encontrar variações no valor, duração e maneiras de contemplar no mercado.
Confira, a seguir, nossas dicas para você não se perder em meio a tantos possibilidades ao fazer um consórcio:
1. Comece no consórcio agora!
A maior barreira para investir dinheiro no consórcio é simplesmente começar. Não espere o 'momento perfeito' para entrar no consórcio. Comece agora e continue explorando as possibilidades que ele oferece.
O consórcio tem sido uma excelente opção de compra para quem quer mais flexibilidade e segurança ao investir. O primeiro passo para uma estratégia de investimento é conhecer seu objetivo de investimento, ou seja, é importante conhecer o sistema de consórcio. Veja como você pode se beneficiar dele, quais são as estruturas internas e como funciona a contemplação.
Ter metas tangíveis é uma boa motivação para continuar economizando e investindo.
2. Fique atento ao contrato ao fazer um consórcio
Não é apenas a vontade de fazer um consórcio que importa. Lembre-se que é importante que ele carregue as seguintes informações:
- Uma descrição dos bens ou serviços e seu valor, incluindo os critérios de correção de crédito a serem utilizados;
- O valor das taxas de administração e reservas;
- A duração do grupo e o número máximo de membros do consórcio;
- Obrigações financeiras, contratuais, multas e outras penalidades decorrentes de possíveis infrações;
- A frequência das reuniões;
- Método de contemplação;
- Termos de pagamento;
- Os direitos e obrigações dos membros do consórcio quanto à consideração da carta e à execução do plano escolhido;
- Condições contratuais de inadimplência que resultem na exclusão de acionistas de grupos afiliados ou cancelamento de planos;
- Condições para devolução do valor pago quando a cota deve ser cancelada.
3. Confira as possibilidades de adesão ao consórcio
Associado a todas as questões destacadas acima, os interessados devem estar atentos a todas as possibilidades de adesão ao consórcio.
- Grupo no início: a administradora de consórcio ainda está em fase de levantamento do número de cotistas suficiente para atingir o valor proposto do bem adquirido, fase em que tudo pode ser feito dentro de um prazo definido;
- Grupos em andamento: é possível obter cotas diretamente dos administradores, ou por meio de transferência de cotas, comprar cotistas diretamente e assumir suas cotas.
Resumindo, após selecionar os gestores, avaliar opções, firmar contratos e todas as formas de integrar grupos de interesse, você está pronto para ingressar no consórcio.
4. ‘’Quero fazer um consórcio!’’: então, confirme seus objetivos e horizonte de tempo
Considere qual objetivo você deseja alcançar investindo e seu horizonte de tempo, o tempo que você tem que investir antes de atingir esse objetivo. Se o horizonte de tempo para o seu objetivo for curto, investir pode não ser a melhor solução para você..
Ainda não sabe por onde começar a fazer um consórcio? Não se preocupe!
No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação. Faça uma simulação, dê aquele UP!