Comprar imóvel em condomínio fechado pode ser uma excelente opção para pessoas que buscam mais segurança, essa é a primeira premissa. Entretanto, vale reconhecer também que o preço de um terreno no condomínio fechado é maior do que em bairros abertos, mas calma: isso não é necessariamente uma regra, esse aspecto irá depender do condomínio e do bairro que você está comparando os preços de imóveis.
No geral, o preço mais alto se justifica justamente pela expectativa em torno do condomínio fechado, trata-se de um investimento em segurança, que pode também valorizar ainda mais o imóvel. É importante ficar atento, pois nem sempre isso acontece, já que alguns condomínios podem não ir ao encontro dessas expectativas. O que vale é que no geral espera-se uma valorização do imóvel em função de uma qualidade de vida impulsionada pela segurança, privacidade e outros fatores.
Lembre-se: escolhendo um imóvel em condomínio fechado, ou seja, pagando mais pelo imóvel, sua recompensa pode vir no futuro com a valorização do imóvel. Há situações em que imóveis em bairros abertos são desvalorizados devido a construção de novos espaços que possam deteriorar ou impactar a experiência na vizinhança. Escolher morar em condomínio fechado está muito mais relacionado ao seu estilo de vida, ou seja, como você deseja viver o seu dia a dia. Por isso, pense bem!
Desvantagens em comprar imóvel em condomínio fechado
Pagamento mensal
Algumas pessoas se enganam quando optam por morar em condomínio fechado pensando somente em se livrar de despesas mensais. Mas fica a dica: não é porque você ficará livre de aluguel que as contas mensais também desaparecerão. Se tratando de condomínio fechado, é bom lembrar que há sempre uma taxa mensal fixa para as despesas das áreas comuns.
Privacidade
Puxando o gancho aí de cima, as áreas comuns são espaços que podem causar muitos atritos, seja por conta da agenda de reserva ou mesmo a forma de uso deles. Dessa maneira, um regimento interno bem alinhado e aprovado pelos moradores é sempre uma boa pedida. E você pode acompanhar as decisões em espaços democráticos do condomínio, caso tenha problemas nesse aspecto.
Além disso, condomínios fechados ainda têm certa proximidade entre as casas que normalmente não têm muros. Se você está em busca de uma vida mais reservada e restrita, talvez não seja uma boa opção para você.
Regras
Se você está acostumado a morar em bairros abertos, pode ter dificuldade inicial nesse aspecto: nos condomínios fechados há ainda um conjunto de normas que precisam ser seguidas para o bom funcionamento do lugar, e são regras que envolvem todos os espaços comuns, horários para atividades que gerem barulho ao local e regulamentos que em geral são deliberados de maneira coletiva em assembleias.
Além disso, se você quer comprar um terreno, vale verificar os regimentos sobre o tipo de construção na sua área privativa, determinando até características próprias na sua casa, como por exemplo, na fachada do seu imóvel.
Restrição a animais de estimação
Esse tópico tem uma grande importância para pessoas que têm animais de estimação. O brasileiro é fã de pets, isso é óbvio, mas aqui vale a atenção: os animais estão no centro de grandes desavenças e brigas entre vizinhos, especialmente nos condomínios fechados.
Algumas questões como latido ou porte do animal em alguns condomínios impedem a presença dos bichos em alguns ambientes. Contudo, é fundamental haver um acordo formal nos documentos do condomínio, por exemplo, um regimento interno.
Nesses movimentos burocráticos, onde há restrições para os pets, é possível discutir sobre o assunto para alterar o regimento, mas tudo irá envolver conversas em espaços comuns com moradores.
Como funciona o consórcio para comprar imóvel
Apontamos todos os caminhos que vão te levar a melhor decisão. Mas decidiu por morar em condomínio fechado? Como escolher o condomínio ideal para morar?
Confira nossas dicas:
- reflita sobre o seu perfil socioeconômico e estabilidade financeira de sua família. Assim, você evita comprometer o orçamento ou as despesas pessoais futuramente;
- observe a infraestrutura do local e pense se o que está analisando atende às necessidades da família, por exemplo, se há crianças, é interessante contar com áreas de lazer infantis;
- certifique-se das condições de segurança do condomínio, afinal, esse é um dos principais motivos para escolher morar em condomínio fechado;
- confira se a mobilidade do local te satisfaz, como vias de acesso aos centros urbanos e proximidade com as rotas mais utilizadas pela família no dia a dia;
- faça uma checagem a respeito da acessibilidade a serviços essenciais e bairros comerciais nas proximidades do condomínio;
- por fim, mas não menos importante, calcule o custo-benefício da aquisição, colocando no papel todas as vantagens do local e o investimento necessário.
Para entender como funciona um consórcio de imóvel de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizar para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!
Aqui entra em cena os sorteios cuja finalidade é decidir quem fica com o crédito para a compra imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois.
Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma via sorteio. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e, assim adiantar a contemplação.
Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido.
(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance.
Resumindo: ao contratar um consórcio de imóvel, você passa a fazer parte de um grupo que possui um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva (ou um autofinanciamento) destinado à compra de um bem definido previamente.
Faça uma simulação de consórcio no site e invista no seu próximo bem de forma simples, ágil e acessível.