Qual a finalidade de ter um fundo reserva?

06/12/2022

Imagem blog

Qual a finalidade de ter um fundo reserva?

Todos estão sujeitos a imprevistos, e uma maneira de se preparar para isso é criar o seu fundo reserva. Confira dicas que podem te ajudar.

Ter uma vida saudável financeira é primordial para gerir os seus rendimentos, porém, não se assuste diante de algum imprevisto, pois isso pode acontecer com qualquer pessoa. Então, você tem duas opções: aguardar os imprevistos chegarem e quando chegar você pegar um empréstimo, por exemplo, ou ter um fundo reserva.

Um fundo reserva com certeza é a melhor opção, pois te dá segurança diante de qualquer emergência. Dito isso, vamos conferir a seguir a importância de formar um fundo reserva e como isso pode ser benéfico para você. Aproveite a leitura!

A importância de ter um fundo reserva

Inicialmente, é interessante explorar a importância de se ter um fundo reserva. Para isso, basta olhar para o passado do Brasil, repleto de momentos de crise econômica – como a maioria dos países. E isso não vai parar.

Diante dessas crises, você precisa estar preparado, e uma forma da fazer isso é com um fundo reserva. Um dado interessante que deve ser conhecido é extraído da pesquisa feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Nesta pesquisa, resta comprovado que cerca de 42% dos brasileiros possuem algum valor em produtos de investimento. Essa é uma porcentagem muito baixa, levando em consideração as situações econômicas que podem prejudicar as suas finanças.

Nesse sentido, é possível afirmar que mais de 50% da população brasileira não está preparada para algum imprevisto. Por exemplo, estamos saindo agora de uma pandemia do novo coronavírus, o que prejudicou, dentre tantos setores, as finanças pessoais e da sua família.

Por esse motivo, você precisa ter um fundo reserva!

Para que serve um fundo reserva?

Como o nome já nos propõe, o fundo reserva serve para qualquer emergência que apareça no seu dia a dia. No geral, essas emergências envolvem saúde, reparos no carro, estética, estudos, aparelhos para o trabalho, reforma no carro ou até mesmo uma viagem urgente.

O importante é que esse fundo reserva não seja usado para qualquer coisa, como algo de lazer, e seja sempre reposta. Ou seja, gastou o valor do fundo reserva, reponha o mais rápido possível.

Sem um fundo reserva, você precisará recorrer a empréstimos, financiamentos ou até mesmo aumentar o limite do seu cartão de crédito. Qualquer uma dessas opções é mais cara do que ter um fundo reserva.

O fundo reserva é uma opção segura

Tenha em mente que o fundo reserva se trata de uma opção segura para a sua vida financeira. Caso surja alguma opção de investimento muito benéfica, você tem um fundo guardado para investir de imediato e não perder a oportunidade.

Caso você tenha uma carteira de investimentos diversificada, saiba que isso apresenta uma possibilidade maior de retorno. Além disso, diante de uma oscilação negativa das suas aplicações, por exemplo, você ainda está seguro, pois tem um fundo reserva.

O fundo reserva tem alta liquidez

Um dos pontos vantajosos do fundo reserva é que ele possui alta liquidez, sendo o seu porto seguro em um imprevisto, seja ele qual for. Por isso, esse fundo não serve apenas como um investimento, mas também como uma alternativa de rentabilidade garantida.

Assim, o seu fundo pode ser transformado, de maneira rápida, em dinheiro, sem nenhum tipo de penalidade. Esse valor fácil de ser usado é prático diante de alguma emergência.

E você, já criou o seu fundo reserva? Compartilhe esse conteúdo para quem precisa de um melhor planejamento financeiro.