A conquista do carro é um dos maiores sonhos do brasileiro. Seja na hora de comprar o primeiro seminovo ou trocar pelo tão sonhado zero km, o automóvel ainda é sinônimo de conforto e praticidade no dia a dia.
E, quando se fala em comprar um carro, o consórcio é tido como a melhor forma de pagamento.
Diferente do financiamento, em que são cobrados altos valores de juros após um rigoroso processo de aprovação de crédito por parte do banco, o consórcio é mais flexível e sai muito mais em conta.
A seguir, vamos explicar como funciona essa modalidade de Consórcio de Carros e por que é a melhor opção para você.
Como funciona o Consórcio de Carros
A contratação do consórcio de carro é bem simples. Primeiramente, você faz uma simulação no site da administradora de consórcio.
Para isso, tenha um modelo de carro em mente. Verifique o valor de seu preço na Tabela Fipe, por exemplo, e selecione este valor como a carta de crédito.
Após essa etapa, ajuste a quantidade de parcelas e/ou valor da mensalidade. Leve em consideração a renda familiar mensal, para que a parcela não represente um peso no seu orçamento. O ideal é que a mensalidade não ultrapasse 30% da sua renda.
Quanto a isso, não se preocupe. O UP não faz análise inicial de crédito para que você pague o consórcio de carro– diferentemente do financiamento, em que o gerente confere toda a sua receita mensal antes de conceder crédito para a compra do carro.
Conheça as Vantagens de Fazer Consórcio com o UP!
Como é o Consórcio de Carro no UP
Após fazer a simulação do consórcio de carro, um especialista do UP entra em contato com você, para tirar todas as dúvidas e fechar o contrato.
Depois disso, você participa de um grupo com outros consorciados que investem em um bem semelhante ao seu.
Por oferecer um modelo inovador de consórcio, o UP procede de forma diferente de outras administradoras.
Quando você seleciona o valor total da carta de crédito, começa pagando inicialmente o valor integral da carta.
Digamos que você selecionou um automóvel de R$ 40 mil, dividido em 40 meses. Nesse período, você paga a mensalidade de R$ 1 mil, sem nenhuma taxa adicional até a contemplação.
Ou seja, só depois de ter o bem em mãos você passa a pagar a taxa de administração, que remunera o UP pela formação dos grupos, realização dos sorteios e manutenção cotas de consórcio.
Após o período de pagamento da cota, sua carta de crédito é corrigida pelos valores inflacionários. Isso significa que você não perde o poder de compra durante a aquisição do carro.
Consórcio de Carro é a melhor opção!
Além de não ter que pagar valor de entrada ou juros, o consórcio é mais flexível que o financiamento.
Você pode alterar o valor da carta de crédito enquanto paga as mensalidades, por exemplo.
Se o valor da carta for menor que o carro que deseja comprar, pode completar com os seus próprios recursos.
Mas, se o valor for maior, pode usar até 10% da carta para pagar despesas com documentação e demais tributos.
E, se mesmo assim ainda sobrar, pode usar o valor reminiscente para pagar as mensalidades restantes.
Leia também: Carro Zero ou Seminovo qual é o Melhor para você!
Ainda tem dúvidas de que o consórcio de carro é a melhor forma para adquirir seu novo automóvel? Faça uma simulação no UP e veja você mesmo o quanto pode economizar.