Quem deseja comprar um bem de alto valor, mas não conta com o orçamento necessário disponível pode recorrer ao consórcio. Isso porque ele não inclui taxa de juros e não torna as parcelas injustas ao longo do tempo (como ocorre com o financiamento e o empréstimo).
Essa é a melhor solução para quem deseja adquirir um imóvel ou veículo.
Para que você participe dessa modalidade de crédito, é interessante primeiro entender o que pode ser feito com a carta de crédito contemplada em mãos – e é sobre isso que falaremos a seguir.
O que é uma carta de crédito?
O primeiro tópico importante a ser discutido neste texto é o conceito de carta de crédito. Essa carta se refere a um documento entregue ao consorciado no momento em que ele é contemplado, e isso pode ocorrer pelo lance ou pelo sorteio. Isso tudo ocorre no consórcio.
O consórcio, por sua vez, nada mais é do que a reunião de pessoas que possuem o mesmo objetivo comum, e todas elas estão sob a gestão de uma administradora. Um fator interessante é que todas as administradoras seguras são controladas e geridas pelo Banco Central do Brasil – ou seja, é uma modalidade confiável!
Essas pessoas se reúnem com o intuito de realizar um objetivo em comum: comprar um bem de alto valor.
Por que precisa de uma administradora?
O consórcio é uma modalidade de crédito que funciona como uma poupança coletiva. Por isso, a qualquer momento, um dos consorciados podem simplesmente não cumprir com as suas obrigações, que no caso seria o pagamento da parcela mensal que compõem o Fundo Comum.
O Fundo Comum tem o valor necessário para que pelo menos um consorciado possa realizar a sua compra por mês. Para decidir isso, é realizado um sorteio, mas também existe a possibilidade de oferecer um lance, e o maior lance recebe a carta de crédito contemplada.
É de suma importância contar com a presença de uma administradora para regular essa relação.
Como funciona uma carta de crédito contemplada?
A contemplação no consórcio significa dizer que você foi sorteado ou deu o maior lance. Com isso, você recebe a carta de crédito contemplada, tornando possível a compra do seu bem ou serviço tão sonhado.
Para participar de um grupo de consórcio, você não realiza nenhum pagamento de taxa de adesão ou passa por análise de crédito. Porém, quando é contemplado, essa análise é realizada, pois é necessário saber se o seu nome está negativado.
O que fazer com uma carta de crédito contemplada?
Com a carta de crédito contemplada em mãos, é possível tomar algumas atitudes, como:
Adquirir um bem: a atitude mais comum é comprar o bem designado de forma prévia, como imóveis e móveis. Após receber a carta, ela servirá como o pagamento à vista da compra, oferecendo descontos.
Quitar um financiamento: o que poucas pessoas sabem é que a carta de crédito contemplada serve para quitar algum financiamento, porém, é bom se informar junto à administradora do seu consórcio.
Vender a carta: sim, você pode vender a sua carta contemplada, desde que primeiro confirme e avise à administradora, pois deverá realizar o pagamento da taxa de transferência de titularidade.
Confie no UP Consórcios, o melhor consórcio digital
Como ficou comprovado, o consórcio é a melhor maneira de adquirir um bem ou serviço de alto valor, como a compra de um veículo, imóvel, máquinas agrícolas, viagens, cirurgia plástica e muito mais após receber a sua carta de crédito contemplada.
Você já sabe qual a administradora ideal para ter como aliada? Confie no UP Consórcios.
O UP Consórcios é 100% digital, economizando seu tempo e agilizando a sua participação em um grupo. Além disso, nós oferecemos condições especiais, como taxa zero de administração até a contemplação e sem juros. Então, acesse o nosso site oficial e saiba como é possível comprar o seu novo bem ou serviço dos sonhos!