Entrar no consórcio significa, automaticamente, esperar pela carta de crédito contemplada para alcançar o tão desejado bem.
Quando se faz uma compra de alto valor no consórcio, é bem provável que a pessoa já saiba que é possível ser contemplado entre o primeiro e o último mês do plano contratado, apesar de não ser possível afirmar com exatidão quando isso acontecerá.
Contudo, embora essa seja a realidade do consórcio, ainda existem algumas formas de receber a carta de crédito contemplada. Neste conteúdo, vamos te mostrar como isso é possível.
7 Dicas para alcançar mais rápido carta de crédito contemplada no consórcio
1. Avalie a entrada em um grupo em andamento
Para ser contemplado mais rápido, o mais indicado é fazer parte de um grupo que já está em andamento. Assim, além de ser apresentado um histórico de lances, você encontrará, no grupo, pessoas que já foram contempladas e que, portanto, não entrarão na disputa com você.
O mais indicado, nessa situação, é verificar as características do grupo antes, senão o efeito pode ser o contrário e, dessa forma, você pode entrar em um grupo com lances mais altos do que pode ofertar, por exemplo.
2. Estude sobre o comportamento dos participantes
Entender quais as oportunidades para ser contemplado mais rápido demanda que você estude bem como está o grupo, ainda mais quando se tem metas para curto prazo com essa carta de crédito.
É indispensável estudar o comportamento dos participantes, principalmente daqueles que já foram contemplados. Isso porque você precisa traçar uma estratégia de lances eficientes para aumentar as suas chances.
Assim, ao comprar uma cota que está em andamento, faça anotações em planilhas, ou em outros recursos, para facilitar a sua visualização e entender o histórico dos lances, bem como de propostas realizadas por outros integrantes. Você conseguirá definir lances mais certeiros.
3. Faça um bom planejamento financeiro
Primeiramente, o mais indicado é que você faça uma lista para conhecer seus próprios gastos de forma precisa. Esse é o começo do planejamento financeiro.
Para isso, você pode utilizar tanto papel e caneta quanto usar um aplicativo para anotar cada despesa do seu dia. Registre todas as saídas de dinheiro e organize os custos de acordo com sua natureza – como alimentação, transporte, lazer e estudos.
O ato será fundamental para que você consiga visualizar as áreas da sua vida em que gasta dinheiro demais e que podem ter o desperdício reduzido. Esse acompanhamento também servirá de base para que você faça uma previsão de custos para os próximos meses, estipulando também as metas de melhoria para sua situação financeira.
Lembre-se também de controlar seus ganhos, seja a bolsa do estágio, seu salário, bolsa-auxílio, os recebimentos por serviços freelancer, ou, até mesmo, aquela ajudinha que seus pais ainda te dão para auxiliar no pagamento das contas.
É basicamente isso: faça anotações para ver o caminho que o dinheiro faz quando entra e sai da sua conta, pensando em mudanças positivas para seu bolso.
4. Faça lances
Antes de ofertar lances, faça uma análise da melhor época para isso. Cada grupo, no consórcio, tem as suas particularidades, por conta disso, é indicado fazer uma análise antes de optar por antecipações.
Geralmente, existem datas mais concorridas para ofertar lances e é bom estar atento a isso, por exemplo, nos meses de novembro e dezembro. Afinal, é o período do ano em que ocorre o pagamento de 13º salário e outras promoções no ambiente de trabalho.
Dessa maneira, é interessante aguardar mais um pouco e melhorar as suas chances. Ofertar um lance é a melhor maneira de ser contemplado mais rápido com a carta de crédito, mas é necessário ter um bom planejamento financeiro para fazer ótimas escolhas.
5. Mantenha a sua cota em dia
No consórcio, quando se paga as suas parcelas em dia, você ajuda a manter a saúde financeira do grupo e proporciona o máximo de contemplações possíveis. Além disso, para participar das assembleias mensais, é importante estar com os pagamentos regularizados.
Caso haja imprevistos, entre em contato com a administradora e negocie os débitos para não adiar a sua contemplação.
6. Utilize o FGTS no consórcio de imóveis
Para fechar este conteúdo, não podíamos deixar de falar dessa possibilidade. Você pode utilizar o seu fundo de garantia para dar lances nos consórcios de imóveis. Porém, existem regras específicas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) que devem ser observadas:
- ter trabalhado, pelo menos 3 anos, com carteira assinada, ou seja, no regime do FGTS (CLT);
- não ter imóvel residencial urbano construído ou em construção no mesmo município e região metropolitana em que reside ou trabalha;
- o titular não pode ter financiamento ativo no SFH em nenhuma parte do País;
- o imóvel deve ser residencial urbano e precisa estar na faixa permitida.
Vale destacar também que os contemplados são informados após a realização da assembleia. Caso você seja um dos agraciados com a contemplação, iniciará o processo para a liberação do crédito.
A administradora precisará ser informada sobre a forma como utilizará o valor do crédito, e você precisará enviar toda a documentação solicitada para seguir com o processo.
Depois desses procedimentos e as operações financeiras forem comprovadas, a administradora irá liberar o valor e o consorciado terá acesso à carta de crédito, garantindo a aquisição do bem.
Contudo, para que todos esses passos ocorram como planejado, o contemplado não pode ter nenhuma restrição no nome. Do contrário, a transação será invalidada pela administradora.
7. Oferte um lance no UP!
No UP, temos grupos para cada segmento: imóveis, automóveis e serviços. Todos os grupos, sem exceção, contemplam com percentuais bem menores que a média de mercado. Entenda: bem menores quer dizer bem menos que A METADE COMPARADO AOS CONCORRENTES!
Isso tem explicação: o UP tem atraído cada vez mais um perfil que deseja guardar dinheiro e que quer se planejar e não tem interesse em ofertar lance de imediato.
Os benefícios do consórcio favorecem quem quer ofertar um lance. Afinal, com tanta gente poupando e com o grupo livre de taxas e sem aqueles lances do crédito, lance embutido, lance financiado e tantos outros, que todo mundo no grupo tem e só servem para inflacionar os percentuais, quem ganha é você, que se planejou para adiantar algumas parcelas e garantir sua contemplação e a chance de conquistar o seu objetivo sem ter que esperar pelo sorteio.
Uma vez contemplado, o cliente passa a pagar a taxa de 0.35%, nas modalidades de imóveis e automóveis, e de 0,45%, nas modalidades de serviço sobre o valor do crédito contratado. Importante reforçar que essa taxa mensal só será acrescida nas parcelas a partir da contemplação da cota.
Até então, o cliente não paga nenhuma taxa. Por isso, o cliente que, eventualmente, comprar a cota visando um investimento e for o último a ser contemplado não paga nenhum centavo de taxa de administração e recebe o crédito atualizado pelo IPCA, se for carro ou serviço, ou pelo INCC, se for uma cota de imóvel.
Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. E nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá.
Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês… Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.
Agora que você está por dentro do assunto, faça uma simulação de consórcio aqui no UP!
Prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!