Temos notado mudanças no comportamento financeiro de todos nos últimos anos. Até os jovens estão prestando mais atenção aos gastos e investimentos. Atualmente, cada vez mais pessoas estão aderindo ao consórcio, indicando um nível de consciência para o futuro, que inclui ações como economizar dinheiro.
Pouca gente sabe, mas o consórcio pode melhorar muito a vida de quem inicia a carreira e espera conquistar a independência.
Prova disso, os conhecidos bancos digitais começam a ser procurados por jovens que não se contentam em pagar taxas e juros.
O consórcio também cumpre com este objetivo, tanto que muitos brasileiros têm enxergado uma opção mais moderna do que nunca! O consórcio não cobra juros e é uma forma de compartilhar compras e poupança coletiva! Colaboração, corporativismo e sustentabilidade financeira, tudo em um único lugar.
Confira os benefícios do consórcio fácil para quem quer se livrar de burocracias!
Consórcio fácil: principais vantagens em fazer consórcio
1. Parcelas facilitadas
Esqueça a ideia de criar um legado de uma só vez, o processo tem que ser feito passo a passo. Um consórcio fácil, como o próprio nome indica, é o seu facilitador para atingir seus objetivos, afinal ele oferece a possibilidade de construir patrimônio de médio a longo prazo com parcelas flexíveis.
Outro benefício que vale a pena destacar em um consórcio é que um jovem que começou a usar um consórcio como forma de crédito pode nunca pagar os juros de sua vida! Adeus bancos!
Aqui está uma diferença em relação ao financiamento parcelado: em última análise, os juros muitas vezes dificultam o acesso a um imóvel pelos jovens, especialmente aqueles que estão começando. A matemática aqui é simples: quem comprar o primeiro apartamento através de financiamento, irá pagar ao banco 3 imóveis! Mas no consórcio é diferente, é possível pagar juros baixos para começar a construir seus ativos.
2. Custos mais baixos para bens de grande valor
Outra questão recorrente na vida a favor do consórcio fácil é que ele oferece bens de maior valor e menor custo. Os bens mais importantes são: a casa, o apartamento, o terreno, o carro - esses itens, sem dúvida, formam a base de todo patrimônio. Outros itens valiosos podem ser destacados, como consórcio de serviços: trocas, cirurgias plásticas, etc.
A propriedade pode ser um componente do patrimônio a um custo muito menor do que o financiamento ou a compra à vista. Atualmente, a compra de imóveis à vista é relativamente rara e só ocorre quando se trata de transações imobiliárias onde a diferença de valor é pequena.
Geralmente, para o restante da população, a solução é o financiamento ou um consórcio. Sabemos que os custos de financiamento nem sempre correspondem à renda do brasileiro (basta considerar outros compromissos financeiros).
Para comprovar este cenário, basta comparar o CET de um financiamento imobiliário com os custos totais de um consórcio. Independentemente do sistema de amortização escolhido (SAC, Price, SAM), os custos do consórcio serão bem menores. O motivo está diante da realidade de que o máximo que o consórcio cobra é a taxa de administração, diluída ao longo de todo o prazo do plano.
3. Caminho mais rápido para aquisição do bem
Os consórcios fáceis são considerados um investimento de médio a longo prazo, porém, é o caminho mais rápido para os jovens construírem riqueza. Por exemplo, considere o tempo que leva para levantar uma certa quantia em dinheiro para comprar uma propriedade à vista - isso pode levar muitos anos, durante os quais a propriedade pode valorizar. Economizar em casa, por outro lado, sempre exige uma disciplina rigorosa. A verdade é que muitas vezes é necessário trocar o dinheiro que está sendo economizado, o que aumenta o tempo de espera para obter a mercadoria.
Os consórcios são uma forma mais eficiente de adquirir itens. Essa é uma promessa assumida pelo jovem, aumentando a poupança, mas a diferença é que é mais seguro porque ele não guarda o dinheiro em casa, mas o entrega ao administrador que administra o capital e garante sua renovação, ou seja, reajuste a carta de crédito e garanta o poder de compra entre os membros do consórcio.
Além disso, pode-se considerar uma contemplação antecipada por meio de sorteios e lances. Um consórcio imobiliário, por exemplo, pode durar até 15 anos, mas você pode se programar para um prazo menor. Já um consórcio de carros pode durar de 5 a 8 anos, sendo possível reduzir esse prazo, a partir da oferta de lances ou quando você é sorteado.
4. Segurança
O consórcio fácil é um investimento seguro e é regulamentado pelo banco central. É importante garantir que os administradores estejam autorizados a realizar negócios (no site do banco central).
Devido à depreciação das cadernetas de poupança, os consórcios se tornaram a forma mais segura de você preservar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro é guardado em segurança durante todo o processo, é reequilibrado e, ao final, os consorciados são recompensados na forma de mercadoria desejada.
Outra consideração é que as cartas de crédito não utilizadas, são fundos de investimento de curto prazo que proporcionam retornos mensais. O insight importante aqui é que o consorciado tem renda nos créditos do contrato, ou seja, se, por exemplo, ele for considerado em uma carta de 200.000 e pagar apenas 40.000 reais, a renda ainda está disponível de crédito.
Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento?
Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: o jovem consegue poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).
5. Flexibilidade
Em geral, uma coisa que o consórcio fácil odeia é burocracia. Para consórcios, burocracia não existe. Durante o consórcio, ele pode até trocar sua carta de crédito: uma carta de crédito mais barata está disponível se ele sentir que a parcela está impactando demais no seu orçamento. Você pode até vendê-lo para outros membros do consórcio ou interessados.
Uma vez recompensado, ele poderá escolher o item que deseja na categoria do grupo selecionado (imóvel ou veículo), escolher um modelo mais barato ou mais caro (completando a diferença); ou, alternativamente, comprar outro tipo de veículo no local de um carro. Da mesma forma, através de um consórcio imobiliário: você pode comprar uma casa, apartamento, terreno ou fazenda onde quiser.
O UP Consórcios te proporciona as melhores parcelas e condições do mercado. Então Simule, compare e compre.