No entanto, estamos falando aqui de valores bem altos e, por este motivo, esses objetivos acabam ficando por muito tempo ‘’na geladeira’’.
Essa não precisa ser a sua história.
Nos últimos anos, muitas pessoas têm visto no consórcio de imóvel uma excelente oportunidade de tirar os planos do papel. A procura aumenta mais a cada ano porque é ideal para quem não tem o dinheiro para comprar a vista (ou seja, quase todas as pessoas que respiram no Brasil). Mas também porque sabemos que comprar um imóvel pelo financiamento significa pagar até 300% de juros, o que é surreal para quem sabe o valor do seu dinheiro.
Se você quer entender mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo para saber de uma vez por todas como funciona o consórcio de imóveis. Confira!
Leia também: Consórcio ou Financiamento: Qual a melhor opção?
Como funciona um Consórcio de Imóvel
Para entender o que é um consórcio de imóvel de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas conseguem comprar ao menos um imóvel à vista por mês!
E é aí que entram os sorteios. É para decidir quem fica com o imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois.
Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente por sorteio. Aqueles que tem pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e, assim adiantar a contemplação.
Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. (Dica: No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance.
Resumindo: ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui um objetivo em comum, forma uma espécie de poupança coletiva, um auto-financiamento destinado à compra de um bem definido previamente.
Existem algumas outras questões importantes para fechar um consórcio de imóvel. Vamos te mostrar!
Juros e taxas
É provável que a característica mais lembrada quando o assunto é consórcio é que não tem cobrança de juros. E não é difícil entender o motivo, afinal, a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.
Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são colocados pelos financiamentos tradicionais! Os consorciados devem arcar somente com taxas específicas, impostas pelas administradoras, como:
- taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio - O UP só sobra essa taxa após a contemplação;
- fundo comum: valor efetivamente empregado na compra do bem designado - esta taxa é isenta no UP;
- seguro: de vida e de quebra de garantia - você decide se quer contratar essa modalidade;
- fundo de reserva: destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído de forma proporcional aos consorciados - esta taxa é isenta no UP.
Ao colocar tudo no papel, o consórcio se mostra uma alternativa muito mais favorável, já que suas taxas causam um impacto muito menor nas parcelas mensais. Faça uma simulação de consórcio e confira!
Nível de burocracia
O consórcio se destaca como uma excelente alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além dos altos valores, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.
A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, facilitando assim a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Certos casos tornam possível aderir a um plano de consórcio mesmo com restrição de crédito. Porém, a situação precisará estar regularizada para o recebimento da carta de crédito, o que demanda um bom planejamento por parte do interessado.
Possibilidades de contemplação
Uma das possibilidades de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. Realizados durante as assembleias mensais, esse processo proporciona chances iguais a todos os participantes que estejam com os pagamentos em dia.
Outra alternativa, que possibilita antecipar a contemplação, é ofertar lance com um percentual do valor do crédito. Saiba que a quantidade de cotas contempladas via lance sorteadas depende da administradora e da quantidade de participantes do grupo saldo disponível no grupo.
Conforme os meses passam,as chances de ser contemplado por lance sorteio sempre aumentam, isso ocorre porque os participantes que já receberam a carta de crédito não concorrem mais na disputa. Cada administradora de consórcio tem uma forma de realizar as premiações, que sempre se baseiam nos números extraídos no sorteio da Loteria Federal.
Essa possibilidade faz do consórcio uma excelente opção também para que tem uma reserva financeira, afinal essa pessoa poderá ser contemplada de maneira mais rápida, com as demais parcelas até o final do contrato mantendo seu valor atrativo.
Não se esqueça de que, ao ser contemplado e adquirir seu imóvel, você deve continuar pagando as parcelas do consórcio normalmente. Somado a isso, caso compre logo a casa que sempre quis ter, passa a ter novas despesas relativas ao imóvel. Dessa forma, um bom planejamento financeiro se torna indispensável!
UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas
O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.
Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança.
Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central.
No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.
Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria!
Até a próxima!