É preciso fazer um bom planejamento antes de começar a investir em um imóvel – seja o primeiro ou um novo patrimônio.
Enquanto alguns consumidores preferem comprar um imóvel já pronto, para facilitar a mudança, muitos preferem ‘começar do zero’.
Isso significa tanto comprar um terreno, para a construção da casa própria, como um imóvel na planta.
O que é um imóvel na planta
O imóvel na planta é a opção mais procurada para quem quer ter um patrimônio.
Por não ter nada mobiliado, ele pode custar até 30% menos que um imóvel já decorado.
Além disso, possibilita ao comprador reformar da forma que deseja ou, em alguns casos, até personalizar a entrega ainda antes da etapa de construção.
Em muitos casos, a compra de um imóvel na planta pode gerar um bom lucro na venda mais pra frente. Isso por conta dos índices inflacionários, valorização do bairro e, até mesmo, o tipo de decoração utilizada.
Outra vantagem é que o comprador pode colocar instalações novas e de última geração, com o adicional de que pode decorar quando considerar mais oportuno.
Imóvel na planta: o que levar em consideração
Geralmente, a construtora ou incorporadora intermedeia toda a negociação de compra por um imóvel.
Antes de tudo, é exigido um valor de entrada para a construtora, que pode chegar a 5% do imóvel. Em alguns casos, também é cobrado o percentual do corretor que efetua a venda.
Fique atento ao prazo de entrega da obra: é normal que algumas empresas atrasem, mas é bom acompanhar, afinal, é cobrada uma taxa de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) durante esse período.
Antes de realizar a compra de um imóvel na planta, é importante decidir a forma de pagamento. Quem escolhe o financiamento, por exemplo, precisa passar por uma aprovação de crédito pela instituição financeira.
Essa aprovação pode acontecer antes ou depois de fechar negócio com a construtora. Em alguns casos, ela intermedeia a relação com a instituição financeira, para evitar que aconteça algum tipo de inadimplência ou desaprovação.
Posso comprar imóvel na planta com o consórcio?
O consórcio pode ser uma ótima forma de comprar imóvel na planta.
Para isso, é preciso investir com antecedência na sua carta de crédito. Você tem até 180 meses para quitar a sua cota.
Somente após a contemplação, você indica à administradora que deseja comprar um imóvel na planta com a carta de crédito. Nessa etapa, o consorciado precisa apresentar documentações e demonstrativos financeiros, para obter aprovação de sua carta.
Depois disso, basta indicar a incorporadora responsável pela obra do imóvel. A empresa de consórcio faz a transferência direta do valor da sua carta de crédito.
A vantagem é que a carta dá poder de compra à vista, o que permite mais condições de negociar. Em alguns casos, pode-se conseguir até 10% de desconto total.
Caso o valor da sua carta de crédito seja maior que o imóvel em questão, pode utilizar até 10% para documentações. Se ainda assim sobrar valor da carta, você tem a opção de quitar as parcelas restantes do consórcio.
Ah, e depois de receber o imóvel, você também pode investir em outra cota de consórcio especificamente para decoração.
Quer saber mais sobre os benefícios do consórcio? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo no seu e-mail.