A escolha de um automóvel envolve gostos pessoais e a forma com que pretende utilizá-lo no dia a dia. Enquanto alguns veem o zero km como mais vantajoso por ter que circular mais, outros preferem o carro usado, principalmente por conta de preço.
Entretanto, é preciso levar outras variáveis em consideração ao optar por carro zero ou seminovo.
Carro Novo ou Seminovo: Saiba as Vantagens e Desvantagens de Cada Um
Carro Zero: Vantagens
Ter um carro novo é a certeza de um veículo em ótimas condições. Isso evita idas indesejadas ao mecânico e dores de cabeça com peças danificadas.
As garantias de um carro novo são mais amplas: dificilmente você terá algum tipo de problema com as funções que já vêm de fábrica, pelo menos em um primeiro momento.
Outra vantagem é a possibilidade de personalizar de acordo com a oferta de kits complementares, para que fique do seu jeito quando tirar da concessionária: com ar-condicionado, direção, câmbio automático, bancos de couro etc.
O comprador também tem a vantagem de selecionar a numeração final da placa - uma boa vantagem em cidades grandes, por exemplo, que funcionam com rodízios durante a semana.
Carro Zero: Desvantagens
A maior desvantagem de um carro zero é a desvalorização. Só de tirar da concessionária, o veículo pode perder até 20% do valor final.
Vale lembrar que o próprio valor do carro é mais elevado do que um seminovo com um ou dois anos de uso, por exemplo.
Sem falar que valores de seguro, IPVA e documentações gerais acabam ficando mais caros.
Conheça nosso Consorcio de Carros Novos e Seminovos!
Carro Seminovo: Vantagens
Se você pretende ter um automóvel confortável, mas está receoso de ter que pagar um valor elevado por um carro zero km, o seminovo é a melhor opção para você.
Além de ter um valor mais em conta comparado ao zero, o seminovo muitas vezes ainda possui o valor de garantia da fábrica (que, em alguns casos, ultrapassa os 5 anos).
Se você costuma trocar de automóvel com frequência, o seminovo também é a melhor pedida. Afinal, ele tem um índice de desvalorização bem menor que o zero km.
Carro Seminovo: Desvantagens
Por ser um carro já usado, o seminovo apresenta maior risco de idas ao mecânico.
É preciso muita atenção antes de comprar um modelo usado. O ideal é fazer uma vistoria com um especialista antes da aquisição, para ver se o veículo realmente se encontra em condições desejáveis.
Por isso mesmo, o recomendado é investir em um modelo com poucos anos de uso, para evitar arrependimentos.
Separamos para você: Dá para comprar Carro Seminovo com Consórcio?
Colecionadores que gostariam de adquirir um modelo antigo e raro também podem usar a carta do UP. Neste caso, é preciso informar com antecedência, para ver se o modelo se encaixa na avaliação da administradora.
Nova Regra para a Compra de Carro Seminovo com Consórcio
A partir do dia 01/06/2021, não serão mais aceitos:
• Veículos automotores leves ou pesados com mais de 05 anos de fabricação
• Motos com mais de 02 anos de fabricação
Independente da data de venda da cota!
Para aceite do bem como garantia, o valor avaliado deve ser igual ou superior ao saldo devedor.
Tirou suas dúvidas sobre carro zero ou seminovo? Qual tem mais a ver com você? Faça uma pesquisa prévia do valor do veículo que deseja adquirir. Depois, visite o site do UP e simule quanto ficaria a mensalidade, de acordo com o número de parcelas. Esta é a forma mais econômica de adquirir seu carro, seja ele um zero quilômetro ou seminovo.