O consórcio funciona de acordo com regras estabelecidas pelo Banco Central, por isso, é uma das modalidades de compra parcelada mais seguras do mercado.
A partir desta modalidade é possível adquirir com facilidade os mais diversos tipos de bens: automóveis, imóveis, serviços. Você pode tanto planejar a aquisição de um carro, como de um imóvel, ou até mesmo planejar uma viagem internacional, reformar a casa, investir numa festa de casamento e muito mais.
No entanto, para alcançar a carta de crédito e comprar o bem, é fundamental participar das assembleias de consórcio. Vamos destacar aqui os principais fatos sobre este processo.
5 principais fatos sobre a Assembleia de Consórcio
Antes de entender como uma assembleia funciona, vamos ao seguinte entendimento: o consórcio por si só não é uma tarefa complicada. Para entrar no consórcio você precisa apenas:
- Decidir qual objetivo você quer conquistar, seja um um carro, uma casa, viagens, festas, reformas e um monte de serviços que você nem imagina (se tratando de consórcio digital, o que não falta é opção);
- Pagar as parcelas mensais, com o valor e prazo que cabem no seu bolso (sim, você tem autonomia para decidir a melhor opção pra você);
- Ao ser contemplado, via sorteio ou lance, receber a Carta de Crédito para adquirir seu bem ou contratar seu serviço
Por falar na assembleia, dá uma olhada sobre como funciona a assembleia de consórcio.
1. A assembleia serve para adquirir a carta de crédito!
A contemplação nos consórcios acontece durante as assembleias. Ao ser contemplado, o consorciado terá direito de utilizar o crédito para a aquisição do seu bem (casa, apartamento, carro, viagem, festa, reformas e muito mais ).
Com a carta de crédito é possível negociar com o vendedor até um preço que seja mais acessível para aquele bem, afinal, a administradora do consórcio efetua o pagamento à vista.
2. Existem dois caminhos: sorteios ou lances
A assembleia de consórcio é uma reunião dos consorciados, ou seja, um encontro organizado para que os membros do grupo fiquem sabendo como anda o negócio e para a realização dos sorteios e/ou lances.
A assembleia acontece todos os meses.
A primeira assembleia acontece quando o novo participante começa a fazer parte do grupo. É feito o primeiro sorteio e o primeiro lance. Após isso, sua frequência passa a ser mensal. Justamente por esse motivo, a Assembleia também é chamada de Assembleia de Contemplação.
3. Sorteios
Os sorteios são realizados a partir do número de cotas de cada consorciado, e é realizado diretamente pela Loteria Federal. Algumas administradoras dão o nome de pedra-chave ao número de cada cota.
A grande vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — isso significa que as chances são as mesmas para todos. O único requisito importante para participar dos sorteios é que todas as parcelas do consórcio estejam em dia.
4. Lances
Se tratando dos lances, a situação é outra. O consorciado não tem a obrigação de participar deles. Apenas participam aqueles que quiserem e tiverem condições de ofertar lances e os que desejam antecipar a contemplação.
Essa é outra maneira de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem precisar contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas em que, todos os meses, alguns participantes oferecem um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas são contemplados, tendo assim o crédito liberado para uso.
Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária para que a administradora de consórcio possa coordenar esse processo e identificar o maior lance. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro, portanto não é um leilão.
Nesse caso, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas que ainda restarem. Lembrando claro que o lance só é pago se o consorciado foi contemplado. Caso contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora de consórcio tem um critério de desempate geralmente usando o número de cotas que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.
5. Tudo pode acontecer na assembleia de consórcio!
Uma assembleia de consórcio pode ser presencial, online ou ambas. Normalmente, a modalidade online é o que mais ganha espaço, afinal, isso facilita tudo para os membros do grupo e para a própria administradora, que terá menos trabalho e menos gastos (podendo resultar em uma taxa administrativa mais baixa).
A assembleia de consórcio online é confiável, o valor dos lances é mantido em segredo e só é anunciado o vencedor.
Conquistas na Assembleia de Consórcio!
O UP Consórcios é uma fintech da Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central, que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.
Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança.
Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 8 a 150 parcelas.
No UP Consórcios você encontra grupos saudáveis e as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado, com chances reais de contemplação. Não perca mais tempo. Simule, compare e compre.