Se você quer comprar moto parcelada, existem duas maneiras de adquirir o bem desejado: financiamento ou consórcio. O primeiro benefício do consórcio para comprar moto é que você pode comprar moto nova ou usada.
Em ambos os casos, é importante participar de um grupo em uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central e pagar prestações mensais que variam de acordo com o plano escolhido. O consórcio para comprar moto é ideal para pessoas que gostam de planejamento financeiro.
Hoje, acaba sendo um grande aliado dos jovens que não têm tanta disciplina com finanças, pois, além de contribuir com o planejamento financeiro, não tem cobrança de juros embutida nas parcelas. Ou seja, as prestações têm valores muito mais baixos se compararmos ao financiamento de moto.
No consórcio, um grupo de pessoas com o mesmo objetivo – a compra de uma casa, um carro ou a contratação de um serviço – se reúne, fazendo o pagamento de parcelas mensais. Com o valor arrecadado, a administradora reúne o crédito disponibilizado nas contemplações, momento em que o dinheiro fica disponível para realização do objetivo. A contemplação acontece por sorteio ou por lance. No UP Consórcios, os sorteios são feitos com base nos resultados da Loteria Federal.
Como funciona o consórcio para comprar moto usada?
O Consórcio de Motos funciona como uma espécie de poupança, você não paga altos juros, somente uma taxa administrativa. Por conta disso, pode garantir muito mais benefícios em fazer um consórcio do que um financiamento.
Sua grande conquista está mais próxima! Veja como o processo funciona. Ao entrar no consórcio, a pessoa – agora chamada de consorciada – passa a ter duas opções:
- Fazer o pagamento das parcelas enquanto espera ser sorteada e, dessa forma, receber a carta crédito para comprar moto;
- Ofertar um lance quando quiser. O lance acontece quando o consorciado oferta um valor que será usado para antecipar suas parcelas. Se oferecer o maior lance, não precisará esperar para ser sorteado e já recebe a carta de crédito para ser usada.
Com essas possibilidades que o consórcio dá, mesmo o interessado em comprar uma moto, que já possui o suficiente para a aquisição à vista tem vantagens. Há muito mais benefício ao optar por contratar um consórcio e dar um lance já no começo. Assim, será possível comprar a motocicleta desejada e ainda sobrará uma grana para outras despesas com a motoca, que jamais podem ser esquecidas, como emplacamento, seguro e impostos, além de reter parte dos seus recursos como reserva emergencial.
1. Os prazos de pagamento podem variar de acordo com as necessidades do cliente
Planejamento é a alma de qualquer negócio de sucesso. Já ouviu isso, certo? É verdade!
Assim, é legal pensar em um prazo razoável para pagar as parcelas sem ficar no vermelho no final do mês. Seguindo as regras do consórcio, os grupos trabalham com prazos de até 80 meses para pagamento da carta de crédito.
A compra programada é ideal para a maneira como os brasileiros se organizam. Trata-se da melhor forma, hoje, de adquirir uma moto nova ou usada, uma vez que prazo e flexibilidade para fazer a compra são sempre bem-vindos.
2. Comodidade e praticidade
No consórcio, a burocracia passa longe. A administradora do contrato tem como responsabilidade resguardar o dinheiro. Para contratar o consórcio de moto, só é necessário assinar a documentação de participação no grupo e pagar as prestações.
No final do contrato, quem financia a carta de crédito são os participantes. Diferente do financiamento, que uma instituição bancária ou serviço de financeira precisa injetar valores para cobrar posteriormente do cliente.
Com isso, o consórcio é muito mais justo, pois nele não há pagamento de juros sobre juros (exorbitantes) e não existe risco de perder dinheiro, facilitando a compra para aqueles consumidores que antes não teriam a possibilidade de comprar uma moto, seja pela crise, pelo desemprego, ou, simplesmente, por não ter esse valor à vista.
3. Mais segurança de compra
Estabelecer uma poupança cheia não é uma tarefa fácil. É um processo que está muito além de se dedicar, pois é necessário ter recursos suficientes para deixar a poupança gorda. Embora nem sempre isso seja possível, já que aparecem outras vontades (e prioridades) de compra, que desviam o objetivo e adiam os planos para comprar moto.
A partir do consórcio, é possível planejar e concretizar a compra com maior grau de certeza.
O cliente escolhe a moto que quer comprar, define o prazo em que deseja realizar a compra e paga as parcelas. No fim do consórcio, a carta de crédito, no valor contratado, estará disponível e, então, será possível fazer a compra à vista, não precisando adiar ainda mais a aquisição da tão esperada moto, seguindo à risca os planos.
A compra programada é a melhor opção para tempos de crise, afinal, está comprovada sua eficiência no planejamento das finanças. O consórcio é um facilitador para suas conquistas. Isso porque, ele oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos através do pagamento de parcelas flexíveis. No consórcio, outra vantagem, que merece destaque, é o consórcio ser utilizado como modalidade de crédito, mas sem as cobranças praticadas pelo financiamento. Diante disso: adeus juros na vida! Adeus, Bancos!
4) Possibilidade de antecipar o crédito para comprar moto
Ser contemplado no consórcio de moto é uma das maiores ambições dos participantes de um consórcio. Para ser contemplado, é possível tanto por meio dos tradicionais sorteios mensais, em que qualquer participante do grupo pode ser sorteado, ou com a opção de antecipar a contemplação através dos lances.
Ao oferecer um lance, o consorciado aumenta suas possibilidades de acesso à carta de crédito naquele mês, no entanto, ele precisa ser o mais alto da assembleia.
5) Desenvolvimento da disciplina financeira
O consórcio para comprar motos é a modalidade ideal para os profissionais do ramo que não têm muita facilidade em poupar dinheiro ou, até gastam mais do que ganham. A questão é: se você não tem a obrigação de realizar uma reserva financeira, certamente, haverá um motivo para despender a quantia poupada.
Por outro lado, quando existe um compromisso mensal a ser cumprido, o consorciado passa a desenvolver uma disciplina financeira, e o consórcio te ajuda nisso! Afinal, se as parcelas não forem pagas, além de você retardar o alcance da carta de crédito, também prejudicará outros participantes. O consórcio funciona como uma poupança conjunta, e é assim que gostamos de destacá-lo, pois facilita o acesso a bens com planejamento financeiro, logo, trata-se de um investimento seguro.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais dicas. No UP Consórcios, você encontra as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado. Simule, compare e compre.